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Escola Tomista

Escola Tomista

Curso on-line de 5 anos. Inscrições abertas.
Baseado em 45 avaliações
Filosofia / Teologia
  • 300 horas de carga horária
  • 205 assinantes
  • 268 aulas
  • 2 módulos de conteúdo
  • 1 curso incluso
  • Última atualização 26/06/2023
  • Certificado de conclusão de curso
  • 323 arquivos para download
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Sobre a Assinatura

A Escola Tomista é composta de duas partes. Na primeira, ministrar-se-á a maior parte das ciências alcançáveis pela razão e as artes liberais, ou melhor, sua parte principal. Na segunda, a Teologia Sagrada segundo a Suma Teológica e outras obras de Santo Tomás de Aquino. Naturalmente, não pode deixar de ser algo de longa duração: cinco anos. Mas não é senão formando pessoas nestas disciplinas de modo profundo e exaustivo e segundo a devida ordem que se poderá ter no Brasil uma elite intelectual em toda a extensão do termo, porque, com efeito, só será tal se for aristotélico-tomista. E só depois de formada tal elite é que será possível formar adequadamente adolescentes e jovens em escolas e em universidades efetivamente católicas ou numa educação doméstica de fato profícua.

Eis o programa das duas partes da Escola Tomista.

Parte 1

1. Introdução filosófica às diversas ciências e às diversas artes: as primeiras noções.
Observação. Mostrar-se-á, antes de tudo, o que são as ciências e as artes, e de que modo as artes podem dizer-se ciências, e as ciências artes (especialmente liberais). Mostrar-se-á, ainda, a distinção entre arte e experiência.
2. A Lógica ou ciência-arte propedêutica todas as demais ciências e a todas as demais artes.
a) Introdução e a Lógica em si mesma.
Apêndice: A Gramática.
Observação 1. Não se estudará a Gramática (nem a portuguesa nem a latina) em sua parte normativa propriamente dita, mas apenas em seus fundamentos lógicos.
Observação 2. Aqui também se tratará a arte da Tradução não literária.
b) O tratado dos predicáveis.
c) A querela dos universais.
d) As categorias ou predicamentos.
e) Os análogos e os análogos supremos (os transcendentais).
f) O tratado da proposição.
g) O tratado da figura do silogismo.
h) O tratado da demonstração.
Observação. Em todo o estudo da Lógica mais propriamente dita ou stricto sensu, ter-se-á de tratar criticamente a doutrina de muitos tomistas.
i) As partes potenciais da Lógica.
Dialética, ou tratado da investigação do provável.
Retórica, ou a arte de fazer tender ao verossímil mediante o bem e o justo.
Poética, ou a arte de fazer tender ao bom e ao verdadeiro mediante o belo.
Observação 1. Aqui se mostrará que o conjunto das artes do belo, desde a Poética propriamente dita até às demais (Música, Escultura, etc.), tem o mesmo fim. Mas, se a razão de parte potencial da Lógica que deve dar-se à Poética (assim como à Retórica) é mais frágil que a que deve dar-se à Dialética, mas ainda é própria, haverá portanto que mostrar se se pode dar a mesma razão às demais artes do belo.
Observação 2. Também se tratará a arte da Tradução literária.
Os elencos sofísticos, ou o tratado das falácias ou sofismas.
3. As ciências práticas do agere.
a)Ética, ou ciência do autogoverno.
b)Econômica, ou ciência do governo doméstico e de seu desdobramento na pólis.
c) A Política, ou ciência do governo da pólis.
Observação 1. A Prudência docens ou Ética é verdadeira ciência (prática), mas não é arte de modo algum, enquanto a Prudência utens ou Prudência propriamente dita não é ciência de modo algum, mas se diz arte em sentido amplo.
Observação 2. Aqui também se tratará, ainda que algo sumariamente, o Direito.
Observação 3. Diga-se o mesmo da História.
4.Física Geral, ou ciência genérica do ente móvel.
Observação 1. Lançar-se-á um olhar às partes subjetivas da Física Geral:
a)Cosmologia ou ciência física do ente segundo o lugar;
b)Química ou ciência física do ente segundo a geração e a corrupção;
c)Biologia ou ciência física do ente segundo o aumento e a diminuição;
d)Psicologia ou ciência física do ente segundo alteração.
Observação 2. A alteração é a espécie de movimento relativa às qualidades, e as qualidades por antonomásia são as virtudes intelectuais e morais do homem. Mas a Psicologia ou Antropologia, enquanto trata precisamente a parte intelectivo-volitiva da alma humana, obviamente não é ciência física. Logo, a Psicologia é uma como ciência média entre a Física e a Metafísica, o que decorre da mesma natureza humana. Estudar-se-á detidamente.
Observação 3. Tratar-se-ão, criticamente, as chamadas "ciências modernas", e muito especialmente o darwinismo e a relatividade einsteiniana.
Observação 4. Mas também há que corrigir e atualizar a doutrina aristotélico-tomista quanto a algumas das partes subjetivas da Física Geral, muito especialmente a Cosmologia.
5. A Matemática ou ciência do ens quantum.
a) A Aritmética ou ciência matemática das quantidades discretas.
b) A Geometria ou ciência matemática das quantidades contínuas.
Observação. No curso, não se tratará a Matemática detidamente, sobretudo porque esta atingiu tal grau de complexidade, que só um especialista seria capaz de ensiná-la. Mas dar-se-ão suas notas gerais.
6.Metafísica (ou Filosofia Primeira, ou Teologia Filosófica), ou ciência do ente enquanto ente.
Apêndice: História da Filosofia: Do Impulso Grego ao Abismo Moderno
Observação. Algo do que se dirá aqui já terá sido tratado, profundamente, ao longo do curso.
1. A Filosofia Pagã Clássica:
a) Os pré-socráticos:
Os naturalistas; Pitágoras e os pitagóricos; Xenófanes e a Escola Eleática; Empédocles; Anaxágoras; os atomistas; o ecletismo; a decadência sofística.
b) Sócrates: a abertura da estrada real da filosofia.
c) Os socráticos menores: decadência.
d) Platão.
e) Aristóteles: a Filosofia por antonomásia.
f) Entre o período helenístico e o fim da era pagã – longa decadência:
As escolas socráticas, platônicas e aristotélicas; o estoicismo; cepticismo e ecletismo.
g) O neoestoicismo romano.
h) Andrônico, o renascimento do aristotelismo e o neoaristotelismo de Alexandre de Afrodísias.
i) Epicurismo, pirronismo, cepticismo e cinismo tardios.
j) Fílon de Alexandria.
k) Médio-platonismo e neopitagorismo.
l) O neoplatonismo:
Plotino e seus discípulos, em especial Porfírio.
2. O Filosofar Cristão.
§ Não se tratará aqui a Teologia Sagrada. Mas ter-se-ão sempre em conta as luzes que ela projeta sobre a mesma Filosofia.
a) Os Padres e Santo Agostinho.
b) A Escolástica até Santo Tomás de Aquino.
§ Avicena e Averróis.
c) A decadência:
Duns Scot; Ockham e o nominalismo.
d) A reação tomista ao scotismo e ao nominalismo: seus méritos, seus defeitos:
Os primeiros; o Cardeal Caetano; Salamanca; João de Santo Tomás; et alii.
e) Fora do tomismo:
Nicolau de Cusa.
O ecletismo de Suárez.
3. A Filosofia Moderna ou o Antiaristotelismo:
a) O surgimento no Renascimento da chamada "ciência moderna" (e suas sementes humanistas).
Giordano Bruno, Bacon, Gassendi, Galileu; Maquiavel; et alii.
b) De Descartes a Leibniz:
Descartes; Pascal; Malebranche; Spinoza; Leibniz.
c) De Hobbes a Hume:
Hobbes; Locke; Newton; Berkeley; Hume.
d) De Wolf a Kant:
A Ilustração francesa; a Ilustração alemã; Vico; Kant.
e) De Fichte a Nietzsche:
Fichte; Schelling; Hegel; Schopenhauer; Kierkegaard; o primeiro materialismo; o neokantismo; Nietzsche.
§ O marxismo e o darwinismo.
f) De Bentham a Merleau-Ponty:
Bentham; Spencer; Mill; Spencer; o idealismo anglo-saxão; o pragmatismo; Moore; Russell.
§ Whitehead.
Maine de Biran; Comte e o positivismo; Ravaisson; Husserl e a fenomenologia; Bergson; Heidegger; Sartre; Merleau-Ponty.
§ O modernismo "católico".
§ O neotomismo.
§ A Psicanálise, a Sociologia e a Linguística.
§ Louis Lavelle e Xavier Zubiri.
g) O fundo do abismo contemporâneo.

Parte 2

§ A Sagrada Teologia, ou ciência de Deus enquanto Deus (ou sob a razão de Deus)  a única das ciências que é simultaneamente especulativa e prática e cujos princípios não se alcançam pelas luzes da razão
Observação. O curso fundar-se-á em toda a Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, incluído seu Suplemento, e em outras obras do Doutor Angélico.

Observação geral 1. Dar-se-á sempre, ao longo de ambos os cursos, a devida bibliografia.
Observação geral 2. Os alunos poderão sempre escrever ao professor suas dúvidas relativas ao curso.

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Professores

Carlos Nougué

Carlos Nougué

Filósofo Tomista e professor de Filosofia, de Tradução e de Língua Portuguesa. Autor de várias obras e tradutor premiado.

FAQ

O que é educação à distância?

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Educação à distância é uma modalidade de ensino que permite ao cliente não estar fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem. Ou seja, aluno e professor não precisam estar em um mesmo local ao mesmo tempo. O ensino à distância começou através de cursos por correspondência, que posteriormente migraram para o rádio e depois para a TV com os chamados Telecursos. Hoje, a Internet também tem servido de suporte para a realização destes cursos, dando origem aos cursos on-line.

Quais as vantagens do ensino à distância?

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O ensino à distância permite que o aluno estude no horário e local que lhe for mais adequado. Não há necessidade de deslocamento, custos com alimentação ou estadia. Todos esses fatores permitem que o ensino à distância seja uma grande oportunidade para quem não possui tempo de estudar ou até para quem gostaria de realizar outro curso além daquele que realiza presencialmente.

Qual a metodologia de ensino?

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Os cursos são ministrados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem ? AVA. Nele se encontram as telas com o conteúdo do curso e os ícones de acesso às ferramentas de aprendizagem (ferramentas que auxiliam o aluno durante o curso). São aulas em vídeo (gravadas) e com documentos em PDF.

Quem pode realizar os cursos on-line?

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Os cursos on-line podem ser realizados por todas as pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos.

Os cursos on-line são reconhecidos?

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Somente os cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes precisam de reconhecimento. Nossos cursos on-line, no entanto, não necessitam de atualização e qualificação prévia para o entendimento dos assuntos abordados. Curso livre, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se.

O pagamento é feito apenas uma vez?

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Sim, a exceção dos cursos de assinatura (Escola Tomista e Uma História Tomista da Filosofia).

Quando posso começar o curso após o pagamento?

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Se seu pagamento for realizado por cartão de crédito ou PIX, a liberação é imediata. Caso opte por boleto bancário, o sistema liberará seu acesso automaticamente em até 1 dia útil.

Posso desistir em algum momento e pedir o reembolso?

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Não, uma vez aprovado o pagamento e liberado o acesso não é mais possível realizar o estorno. Ademais, os pagamentos de assinatura são pré-pagos, ou seja, caso seu acesso vá vencer no dia 20 do mês, por exemplo, e você cancelar no dia 5, você não será mais cobrado e ainda poderá acessar o curso do dia 5 até o dia 20.

Posso contar com suporte técnico caso enfrente alguma dificuldade?

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Claro. Caso esteja enfrentando qualquer dificuldade de ordem técnica para acessar o ambiente, pagamentos, etc. basta escrever para cursos@santotomas.com.br. Também estamos sempre disponíveis por telefone ou WhatsApp.

É possível tirar dúvidas com o professor?

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Sim, os alunos poderão escrever diretamente para o professor Nougué, que responderá em e-mail de uso exclusivo dos alunos. AVISO: Apenas para os alunos inscritos nos cursos pagos.

Terei que realizar provas para prosseguir no curso?

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Não, não há nenhuma prova. Mas alguns cursos podem ter questões de auto-avaliação que não são consideradas para o progresso no curso ou emissão do certificado.

É possível fazer download das aulas em vídeo?

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Não, as aulas só podem ser assistidas on-line. Mas não se preocupe, você pode assistir quando quiser e quantas vezes quiser, enquanto sua matrícula estiver ativa.

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Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
5.0

45 avaliações

Seja em qualquer área em que atuar, o curso Escola Tomista é o mais apropriado para aqueles que querem fugir da forma ''convencional'' nominalista de aprender estudar e começar e querem compreender qualquer matéria sob a ótica reta e sem erros da arte-ciência da lógica Aristotélica-tomista. É essencial e perfeita. O curso mui recomendado.

Renan Pioli Lorato

Raramente eu assisto às aulas, apenas imprimo e leio quando posso, mas o material é excelente, não tem igual.

Ivan Antonio Pinheiro

Um resplandescente divisor de águas na minha vida pessoal de estudos. Sinto-me grato - antes de tudo - a Deus por ter me dado a oportunidade de encontrar este curso quando vagava perdido e absorto num oceano de livros e apostilas sem ordem, sem rumo e sem uma luz que me guiasse. Grato também, por óbvio, ao professor Nougué pela iniciativa de fundar a Escola Tomista,pela persistência diante das adversidades e pela paciência e presteza diante de nossas inumeráveis dúvidas. Agradeço também ao Marcel Barbosa e toda a equipe de transcritores pelo excelente trabalho. Sobre a obra, agora finalizada, só elogios e votos de longevidade. Que pela intercessão de Santo Tomás de Aquino outras almas possam ser iluminadas pelo presente e monumental trabalho. Que Deus nos abençoe e nos guarde.

Emerson Luiz Silva Ribeiro

Execelente curso, plataforma muito boa e organizada.

Gabriel Ferreira

Excelente.

Leonardo Saldanha

Excelente! O professor Nougué é um mestre à modo antiga: aquele que guia o aprendiz pela mão para que este trilhe sempre o melhor caminho.

Agnaldo timoteo silva carvalho

Encantei-me com a aula, tão bem preparado e ainda oferecendo consolação aos alunos que não conseguirão, como eu, apreender todo o manancial de conhecimentos do nosso professor.

vera

O curso oferece o que promete. É uma verdadeira escola de filosofia clássica, dando ao aluno um arsenal poderosíssimo de aristotelismo-tomismo, por um lado, e de visão crítica às demais correntes do pensamento humano, por outro. Oferece-se, pois, uma formação integral no tomismo, tão necessária nos dias de hoje e sempre, mas exceção nas universidade e institutos de estudos Brasil afora.

Thiago Luiz Domingues

Meu ingresso na Escola Tomista, no início do ano de 2018, se deu na fase inicial da minha vida de estudos, quando eu não tinha, ainda, experiência quase alguma com a filosofia, há 5 anos. No início tudo me fascinou muito, principalmente a aquisição da lógica, que depurou meu olhar sobre o mundo e a realidade. Mas, por não conhecer nenhuma outra filosofia - ou melhor, nenhum outro método de ensino sistemático de filosofia - eu não tinha plena certeza de que estava no caminho certo. Foi então que, ao longo destes cinco anos, ingressei em duas graduações diferentes de filosofia, uma das quais abandonei por absoluta inépcia da universidade - que é federal, frise-se - e outra que sigo cursando; bem como fiz outros cursos avulsos com outros professores, li muitos livros e expandi meu olhar acerca do mundo do conhecimento humano, sua história e sua condição atual. Digo tudo isso para concluir que, depois de ter adquirido outros parâmetros de comparação, considero a Escola Tomista a melhor e mais acertada iniciativa de aprendizagem que empreendi em minha trajetória! Aqui finquei minhas bases de modo seguro, sólido e verdadeiro. Hoje sou capaz de compreender qualquer coisa que eu me empenhe em compreender nas ciências ou nas artes. Este curso deveria ser, nos moldes da antiga escola de artes liberais medieval, uma introdução obrigatória a todo e qualquer ensino que queira ostentar o status de superior. O professor Carlos Nougué é uma benção na minha vida e serei eternamente grato pelo seu trabalho e sua obra. Obrigado, professor Nougué; e obrigado, Marcel Barboza, pelo serviço prestado em auxílio a essa Escola e a nós, alunos. Deus os abençoe.

Luís Octávio Doro Rodrigues

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