Angelicum
- 21 cursos inclusos
- Acesso imediato e válido por 1 ano
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 ano após a matrícula.
"E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."
— Nosso Senhor Jesus Cristo, Evangelho segundo São Mateus, 28, 20
A Igreja dos Mártires — Módulo 1 é o primeiro módulo do curso A História da Igreja à luz das profecias, do professor Carlos Nougué. O curso propõe uma maneira particular de estudar a história da Igreja: não como uma simples sucessão de acontecimentos, personagens e datas, mas à luz das profecias bíblicas e da Teologia da História.
A razão dessa abordagem está na própria natureza da Igreja. Se a história se ordena a Deus e se dá propter electos, por causa dos eleitos, então a história da Igreja não pode ser compreendida adequadamente se for separada do desígnio divino que atravessa toda a história. As profecias não dizem respeito apenas a um passado distante ou a um futuro indefinido: muitas delas se cumpriram ao longo da história da Igreja, continuam a cumprir-se e ainda terão cumprimento.
Neste primeiro módulo, o percurso vai da instituição da Igreja até o Imperador Constantino, exclusive, acompanhando seus primeiros séculos: a preparação da Igreja no povo judeu e no mundo greco-romano, a vida dos primeiros cristãos, as perseguições, o nascimento das heresias, o gnosticismo, os primeiros Padres e Apologetas, as querelas cismáticas e a constituição da Igreja antes de Constantino.
Estudar os primeiros séculos da Igreja é entrar no período em que a fé cristã se estabeleceu em meio a um mundo que lhe era profundamente hostil. A Igreja teve de enfrentar simultaneamente perseguições sangrentas, heresias, cismas e ataques intelectuais, ao mesmo tempo em que consolidava sua doutrina, sua constituição e sua vida sacramental.
Mas o curso não pretende apenas reconstituir esse passado. Sua proposta é mostrar como esses acontecimentos pertencem a uma história mais ampla, na qual a Igreja e o mundo se entrelaçam sob a Providência divina.
Por isso, conhecer a Igreja dos mártires significa também compreender como a Igreja nasce, se desenvolve e atravessa as primeiras grandes crises de sua história, e como os acontecimentos históricos podem ser lidos à luz das profecias que lhes dão sentido.
O curso começa estabelecendo seus próprios fundamentos: as profecias bíblicas, a relação entre história, nações, Deus e Igreja e a questão dos eleitos e do livro da vida. Esses preâmbulos determinam o modo pelo qual os acontecimentos posteriores serão examinados.
Em seguida, o percurso volta-se para a preparação da Igreja: sua prefiguração no povo judeu, sua preparação no mundo greco-romano, o anseio geral por um Sóter e a Encarnação, vida e Redenção do Messias. Chega então à fundação da Igreja e do Papado por Cristo, à substituição da sinagoga pela Igreja e à ab-rogação da Lei Antiga.
A narrativa histórica propriamente dita acompanha os Atos dos Apóstolos e o fim dos tempos apostólicos, a decadência moral progressiva do Império Romano, as perseguições dos séculos I, II e III, o surgimento das primeiras heresias, o gnosticismo, os Apologetas e primeiros Padres, as querelas cismáticas e os diferentes momentos da luta contra a Igreja a partir da filosofia pagã.
O módulo termina examinando o estado da Doutrina Sagrada, a constituição da Igreja e os sacramentos antes de Constantino e a arte na Igreja dos mártires.
A Igreja dos Mártires é destinado a católicos que desejam estudar a história da Igreja de maneira mais profunda, indo além de uma simples sucessão de acontecimentos e personagens.
É especialmente indicado para estudantes de filosofia e teologia, seminaristas, sacerdotes, professores, catequistas e leigos que desejam compreender a relação entre a história da Igreja, as profecias bíblicas e a Teologia da História.
Não é necessário possuir formação acadêmica prévia. É necessário, porém, disposição para acompanhar uma exposição histórica e teológica densa, na qual acontecimentos, doutrinas e questões proféticas são examinados em conjunto.
O curso também pode interessar particularmente a quem já conhece alguma história da Igreja, mas deseja compreender os primeiros séculos a partir de uma perspectiva propriamente tomista e profética, que é a marca distintiva da proposta de Carlos Nougué.
O primeiro módulo percorre os seguintes grandes temas:
1. As profecias bíblicas.
2. A história e as nações em ordem a Deus e à Igreja.
3. A história, o livro da vida e os eleitos.
4. Preâmbulos: prefiguração e preparação da Igreja no povo judeu; preparação da Igreja no mundo greco-romano; o anseio geral de um Sóter; Encarnação, vida e Redenção do Messias; fundação da Igreja e do Papado por Cristo; substituição da sinagoga pela Igreja e ab-rogação da Lei Antiga.
5. Dos Atos dos Apóstolos ao fim dos tempos apostólicos.
6. O Império Romano, sua progressiva decadência moral e o esvaziamento de sua religião.
7. Os cristãos sob as perseguições sangrentas do fim do século I e de todo o século II.
8. Os Apologetas e primeiros Padres da Igreja.
9. O nascimento da heresia antes da morte dos Apóstolos.
10. O gnosticismo, isto é, o conjunto de heresias do século II.
11. O primeiro momento da luta contra a Igreja a partir da filosofia pagã.
12. Das perseguições sangrentas do século III a seu fim.
13. Querelas cismáticas.
14. O segundo momento da luta contra a Igreja a partir da filosofia pagã.
15. Estado da Doutrina Sagrada.
16. A constituição da Igreja até Constantino, exclusive, e os sacramentos durante este período.
17. A arte na Igreja dos mártires.
Carlos Nougué é filósofo tomista e professor de Filosofia, Tradução e Língua Portuguesa, autor de diversas obras e tradutor premiado.
Em A História da Igreja à luz das profecias, Nougué aplica sua perspectiva tomista à história da Igreja, procurando mostrar o constante entrelaçamento entre a história da Igreja e a história do mundo e a ordenação última da história aos desígnios de Deus e aos eleitos.
1) As profecias bíblicas
2) A história e as nações em ordem a Deus e à Igreja
3) A história, o livro da vida e os eleitos
4) Preâmbulos: prefiguração e preparação da Igreja no povo judeu; preparação da Igreja no mundo greco-romano; o anseio geral de um Sóter; Encarnação, vida e Redenção do Messias; fundação da Igreja e do Papado por Cristo; substituição da sinagoga pela Igreja e ab-rogação da Lei Antiga
5) Dos Atos dos Apóstolos ao fim dos tempos apostólicos
6) O Império Romano, sua progressiva decadência moral e o esvaziamento de sua religião
7) Os cristãos sob as perseguições sangrentas do fim do século I e de todo o século II
8) Os Apologetas e primeiros Padres da Igreja
9) O nascimento da heresia antes da morte dos Apóstolos
10) O gnosticismo, isto é, o conjunto de heresias do século II
11) O primeiro momento da luta contra a Igreja a partir da filosofia pagã
12) Das perseguições sangrentas do século III a seu fim
13) Querelas cismáticas
14) O segundo momento da luta contra a Igreja a partir da filosofia pagã
15) Estado da Doutrina Sagrada
16) A constituição da Igreja até Constantino, exclusive, e os sacramentos durante este período
17) A arte na Igreja dos mártires
Importante: Este curso não dispõe ainda das transcrições em todas as aulas.
Fundamentação
1) As Histórias da Igreja padecem de um triplo problema.
• Antes de tudo, o não ver a história da Igreja à luz das profecias bíblicas, com o que fica suposto que estas ou já se cumpriram num passado sempre mais remoto ou só se cumprirão num futuro sempre postergado. Nega-se ou não se quer ver, assim, que tais profecias se cumpriram ao longo de toda a história da Igreja, se estão cumprindo bem diante de nossos olhos, e se cumprirão num futuro cujo limite não nos é dado conhecer.
• Depois, o não reconhecer suficientemente que a história da Igreja se dá no seio ou leito da história do mundo, ainda que seja a Igreja o próprio Reino de Deus descido do céu à terra, e ainda que a figura deste mundo vá passar e a Igreja militante se vá transmutar na Igreja triunfante. Mas o dito supõe um íntimo imbricamento entre a História da Igreja e a Teologia da história.
• Por fim, e por conseguinte, não assinalar como devido que a história se ordena essencialmente à Igreja, porque a história não é senão propter electos, por causa e pelos eleitos.
2) Pois bem, sem deixar de fazer estrita História da Igreja, este curso buscará não incorrer em tal triplo problema, do seguinte triplo modo.
• Antes de tudo, verá a história da Igreja e do mundo à luz das profecias veterotestamentárias (muito especialmente Ezequiel e Daniel) e das profecias neotestamentárias (Nosso Senhor Jesus Cristo nos Evangelhos, Segunda Epístola aos Tessalonicenses, muito especialmente Apocalipse de São João, etc.).
• Depois, verá a história da Igreja (e pois a do mundo) segundo um constante entrelaçamento entre História da Igreja e Teologia da História.
• Por fim, e por conseguinte, mostrará como a história do mundo se ordena essencialmente à Igreja, e o que quer dizer precisamente que ela seja propter electos.
Os sete módulos
I) A Igreja dos mártires: desde a instituição da Igreja até ao Imperador Constantino, exclusive.
Observação: vide mais acima o programa detalhado deste primeiro módulo; o programa detalhado dos outros módulos dar-se-á à medida que forem oferecidos.
II) A primeira Cristandade: desde o edito de Constantino (313) até ao pontificado de São Leão Magno e à queda do Império Romano do Ocidente, passando pela decadência deste após a morte de Teodósio.
Observação: explicar-se-á neste módulo o que é a Cristandade.
III) Nascimento e apogeu da segunda Cristandade: desde as tribulações da Igreja sob as invasões bárbaras e ante os obstáculos do Oriente até ao fim do século XIII, o ponto áureo da história, passando por Carlos Magno, pelo “século de ferro” (século X) e pela querela das investiduras.
IV) A ruptura da segunda Cristandade e a primeira fase da apostasia das nações: desde a afronta de Felipe, o Belo, ao Papa Bonifácio VIII (início do século XIV) até à heresia e cisma de Lutero, passando pela Guerra dos Cem Anos, pela peste negra, pelo humanismo e pelo Renascimento.
V) Entre uma Igreja revigorada e a revolução: desde o Concílio de Trento (século XVI) e os jesuítas até à liberal Revolução Francesa (fim do século XVIII), passando pela breve terceira Cristandade ibérica, pelo iluminismo e pelo rompimento da aliança entre a monarquia absolutista e a burguesia.
VI) A reação de uma Igreja sitiada à revolução: desde os Papas do século XIX, em especial Leão XIII com o retorno ao tomismo, até ao pontificado magnífico mas agônico de Pio XII, passando pelo Syllabus de Pio IX, pelo tradicionalismo, pelo Vaticano I, pelo liberal-conservadorismo, pelo modernismo, pelo pontificado santo de Pio X, pelo comunismo, pelo maurrasianismo, pela Quas primas de Pio XI, pelo nazifascismo, e pelas duas guerras mundiais.
VII) A abominação da desolação instalada no lugar santo: desde o Concílio Vaticano II até os dias atuais, passando pela última e vitoriosa revolução, a sadolibertina – um mundo sob a trindade Príapo, Mamon e Moloc, e uma Igreja em que muitos abrem os braços para o Anticristo.
Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC?
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante.
Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior.
Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
- Meu certificado é aceito como atividades extra-curriculares nas universidades brasileiras?
A aceitação ou não é de responsabilidade das universidades. Em geral, eles são aceitos.
1Informações Importantes
AVISOS IMPORTANTES
2Aulas
Aula 1
49:35Aula 2
39:15Aula 3
33:14Aula 4
47:34Aula 5
55:10Aula 6
01:10:39Aula 7
30:20Aula 8
51:44Aula 9
31:08Aula 10
51:59Aula 11
52:54Aula 12
40:53Aula 13
35:14Aula 14
34:00Aula 15
29:07Aula 16
45:35Aula 17
38:53Aula 18
34:24Aula 19
54:59Aula 20
43:59Aula 21
34:57Aula 22
27:20Aula 23
35:00Aula 24, a última do primeiro módulo
51:403Outros
Posso desistir do curso?
A Escola Tomista emite certificado?
Quais as formas de pagamento?
Posso trocar a forma de pagamento?
O curso tem apostilas ou material de estudo?
Acesso por 1 ano
Estude quando e onde quiser
14 avaliações
6x R$ 11,31
R$ 60,00 à vista
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta Estudos Tomistas. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…