Curso A História da Igreja | Módulo 1 - A Igreja dos Mártires

  • 58 Alunos matriculados
  • 15 Horas de duração
  • 10 Aulas
  • 3 Módulos
Parcele em 3x R$ 21,31 (ou R$ 60,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Filósofo Tomista e professor de Filosofia, de Tradução e de Língua Portuguesa. Autor de várias obras e tradutor premiado.
Carlos Nougué

Este NÃO É um curso de história qualquer. Tal como a história se ordena a Deus, a história da Igreja se ordena por causa dos eleitos por Deus com o fim de sua salvação. Por esta razão, é necessário examiná-la não só em vista de sua história no mundo, mas em toda a sua integridade à luz das profecias sagradas, que se cumpriram no passado e ainda se realizam diante de nossos olhos. É a este fim que o professor Carlos Nougué se dedica em seu mais novo curso A História da Igreja à luz das profecias!


Fundamentação


1) As Histórias da Igreja padecem de um triplo problema.

• Antes de tudo, o não ver a história da Igreja à luz das profecias bíblicas, com o que fica suposto que estas ou já se cumpriram num passado sempre mais remoto ou só se cumprirão num futuro sempre postergado. Nega-se ou não se quer ver, assim, que tais profecias se cumpriram ao longo de toda a história da Igreja, se estão cumprindo bem diante de nossos olhos, e se cumprirão num futuro cujo limite não nos é dado conhecer.   

• Depois, o não reconhecer suficientemente que a história da Igreja se dá no seio ou leito da história do mundo, ainda que seja a Igreja o próprio Reino de Deus descido do céu à terra, e ainda que a figura deste mundo vá passar e a Igreja militante se vá transmutar na Igreja triunfante. Mas o dito supõe um íntimo imbricamento entre a História da Igreja e a Teologia da história.

• Por fim, e por conseguinte, não assinalar como devido que a história se ordena essencialmente à Igreja, porque a história não é senão propter electos, por causa e pelos eleitos.

2) Pois bem, sem deixar de fazer estrita História da Igreja, este curso buscará não incorrer em tal triplo problema, do seguinte triplo modo.

• Antes de tudo, verá a história da Igreja e do mundo à luz das profecias veterotestamentárias (muito especialmente Ezequiel e Daniel) e das profecias neotestamentárias (Nosso Senhor Jesus Cristo nos Evangelhos, Segunda Epístola aos Tessalonicenses, muito especialmente Apocalipse de São João, etc.).    

• Depois, verá a história da Igreja (e pois a do mundo) segundo um constante entrelaçamento entre História da Igreja e Teologia da História.

• Por fim, e por conseguinte, mostrará como a história do mundo se ordena essencialmente à Igreja, e o que quer dizer precisamente que ela seja propter electos.   


Os sete módulos


I) A Igreja dos mártires: desde a instituição da Igreja até ao Imperador Constantino, exclusive.

Observação: vide mais abaixo o programa detalhado deste primeiro módulo; o programa detalhado dos outros módulos dar-se-á à medida que forem oferecidos.

II) A primeira Cristandade: desde o edito de Constantino (313) até ao pontificado de São Leão Magno e à queda do Império Romano do Ocidente, passando pela decadência deste após a morte de Teodósio.

Observação: explicar-se-á neste módulo o que é a Cristandade.

III) Nascimento e apogeu da segunda Cristandade: desde as tribulações da Igreja sob as invasões bárbaras e ante os obstáculos do Oriente até ao fim do século XIII, o ponto áureo da história, passando por Carlos Magno, pelo “século de ferro” (século X) e pela querela das investiduras.

IV) A ruptura da segunda Cristandade e a primeira fase da apostasia das nações: desde a afronta de Felipe, o Belo, ao Papa Bonifácio VIII (início do século XIV) até à heresia e cisma de Lutero, passando pela Guerra dos Cem Anos, pela peste negra, pelo humanismo e pelo Renascimento.

V) Entre uma Igreja revigorada e a revolução: desde o Concílio de Trento (século XVI) e os jesuítas até à liberal Revolução Francesa (fim do século XVIII), passando pela breve terceira Cristandade ibérica, pelo iluminismo e pelo rompimento da aliança entre a monarquia absolutista e a burguesia.

VI) A reação de uma Igreja sitiada à revolução: desde os Papas do século XIX, em especial Leão XIII com o retorno ao tomismo, até ao pontificado magnífico mas agônico de Pio XII, passando pelo Syllabus de Pio IX, pelo tradicionalismo, pelo Vaticano I, pelo liberal-conservadorismo, pelo modernismo, pelo pontificado santo de Pio X, pelo comunismo, pelo maurrasianismo, pela Quas primas de Pio XI, pelo nazifascismo, e pelas duas guerras mundiais.

VII) A abominação da desolação instalada no lugar santo: desdeo Concílio Vaticano II até os dias atuais, passando pela última e vitoriosa revolução, a sadolibertina – um mundo sob a trindade Príapo, Mamon e Moloc, e uma Igreja em que muitos abrem os braços para o Anticristo.           


Programa do primeiro módulo

A Igreja dos mártires


1) As profecias bíblicas

2) A história e as nações em ordem a Deus e à Igreja

3) A história, o livro da vida e os eleitos

4) Preâmbulos

• Prefiguração e preparação da Igreja no povo judeu

• Preparação da Igreja no mundo greco-romano

• O anseio geral de um Sóter

• Encarnação, vida e redenção do Messias

• Fundação da Igreja e do papado por Cristo

• Substituição da sinagoga pela Igreja e ab-rogação da lei antiga

5) Dos atos dos Apóstolos ao fim dos tempos apostólicos

6) O Império Romano, sua progressiva decadência moral, e o esvaziamento de sua religião

7) Os cristãos sob as perseguições sangrentas do fim do século I e de todo o século II

8) Os Apologetas e primeiros Padres da Igreja

9) O nascimento da heresia antes da morte dos Apóstolos

10) O gnosticismo, isto é, o conjunto de heresias do século II

11) O primeiro momento da luta contra a Igreja da trincheira da filosofia pagã

12) Das perseguições sangrentas do século III a seu fim

13) Querelas cismáticas

14) O segundo momento da luta contra a Igreja da trincheira da filosofia pagã

15) Estado da Doutrina Sagrada

16) A constituição da Igreja até Constantino, exclusive, e os sacramentos durante este período

17) A arte na Igreja dos mártires

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.
Nenhuma descrição cadastrada.
Carlos Nougué
"Filósofo Tomista e professor de Filosofia, de Tradução e de Língua Portuguesa. Autor de várias obras e tradutor premiado."

           

• Lexicógrafo, participou da redação de quatro dicionários.

• Tradutor de quatro línguas (latim, francês, espanhol e inglês), verteu ao português cerca de 250 livros dos mais variados gêneros, do técnico ao literário, do poético ao histórico, do filosófico ao teológico, muitos dos quais de alguma relevância.

• É professor de numerosos cursos online (todos os quais se encontram também em cursos.estudostomistas.org), muitos gratuitos, outros pagos, sendo o principal deles a Escola Tomista, de 260 aulas.

• Já se publicaram cinco de seus livros:

s Estudos Tomistas – opúsculos (esgotado). 

s Suma Gramatical da Língua Portuguesa.

s Do Papa Herético e outros opúsculos.

s Da Arte do Belo.

s Estudos Tomistas – opúsculos II.

§ A Arte de Escrever Bem na Língua Portuguesa (no prelo).


Conteúdo Programático

Leia isso antes de assistir às aulas
  • 1. AVISOS IMPORTANTES
Aulas do curso A História da Igreja | Módulo 1 - A Igreja dos Mártires
  • 1. Aula 1
  • 2. Aula 2
  • 3. Aula 3
  • 4. Aula 4
  • 5. Aula 5
  • 6. Aula 6
  • 7. Aula 7
  • 8. Aula 8
  • 9. Aula 9

Dúvidas Frequentes

Educação à distância é uma modalidade de ensino que permite ao cliente não estar fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem. Ou seja, aluno e professor não precisam estar em um mesmo local ao mesmo tempo. O ensino à distância começou através de cursos por correspondência, que posteriormente migraram para o rádio e depois para a TV com os chamados Telecursos. Hoje, a Internet também tem servido de suporte para a realização destes cursos, dando origem aos cursos on-line.
O ensino à distância permite que o aluno estude no horário e local que lhe for mais adequado. Não há necessidade de deslocamento, custos com alimentação ou estadia. Todos esses fatores permitem que o ensino à distância seja uma grande oportunidade para quem não possui tempo de estudar ou até para quem gostaria de realizar outro curso além daquele que realiza presencialmente.
Os cursos são ministrados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Nele se encontram as telas com o conteúdo do curso e os ícones de acesso às ferramentas de aprendizagem (ferramentas que auxiliam o aluno durante o curso). São aulas em vídeo (gravadas) e com documentos em PDF.
Os cursos on-line podem ser realizados por todas as pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos.
Somente os cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes precisam de reconhecimento. Nossos cursos on-line, no entanto, não necessitam de atualização e qualificação prévia para o entendimento dos assuntos abordados. Curso livre, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se.
Sim, a exceção da Escola Tomista, único curso nosso com cobrança recorrente.
Se seu pagamento for realizado por cartão de crédito, a liberação é imediata. Caso opte por boleto bancário, o sistema liberá seu acesso automaticamente em até 2 dias úteis.
Não, uma vez aprovado o pagamento e liberado o acesso não é mais possível realizar o estorno.
Claro. Caso esteja enfrentando qualquer dificuldade de ordem técnica para acessar o ambiente, pagamentos, etc. basta escrever para cursos@santotomas.com.br. Também estamos sempre disponíveis por telefone ou WhatsApp.
Sim, os alunos poderão escrever diretamente para o professor Nougué, que responderá em e-mail de uso exclusivo dos alunos. AVISO: Apenas para os alunos da Escola Tomista.
Não, não há nenhuma prova. Mas alguns cursos podem ter questões de auto-avaliação que não são consideradas para o progresso no curso ou emissão do certificado.
Não, as aulas só podem ser assistidas on-line. Mas não se preocupe, você pode assistir quando quiser e quantas vezes quiser, enquanto sua matrícula estiver ativa.
Voltar ao topo