A Ordem das Disciplinas – segundo Santo Tomás de Aquino

Curso Gratuito

A Ordem das Disciplinas – segundo Santo Tomás de Aquino

Baseado em 56 avaliações
  • 589 Alunos matriculados
  • 60 Horas de duração
  • 15 Aulas
  • 2 Módulos
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"Muito bom. Todas as informações aplicarei em forma de estratégias e planejamento em sala de aula"
Elaine
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Já são muitos os que seguiram ou seguem nosso curso on-line “Por uma Filosofia Tomista”, efetiva introdução à filosofia aristotélico-tomista, ou melhor, à filosofia aristotélica enquanto levada a seus últimos termos ou consequências pelo Teólogo. Uma coisa, todavia, não se pôde fazer nesse curso senão em linhas gerais, a qual, portanto, necessita de expansão e de acabamento: uma precisa, ordenada e detalhada orientação dos estudos conducentes à Sabedoria, incluindo uma bibliografia comentada.

Por isso mesmo é que ministramos um novo curso on-line, “A Ordem das Disciplinas – segundo Santo Tomás de Aquino”, este de acesso livre, ou seja, gratuito, e cujas aulas, ademais, poderão ser assistidas a qualquer tempo. Suas aulas são mais breves que as de “Por uma Filosofia Tomista”: enquanto estas tinham cerca de duas horas cada uma, as do novo curso têm cerca de quarenta minutos cada uma. Ademais, quando necessário, as aulas acompanhar-se-ão de algum texto disponível em Estudos Tomistas.

Eis a ementa do curso, suposta sempre a presença de bibliografia comentada:

1. O ordo disciplinae das artes e das ciências.

Observação 1. Mostrar-se-á, ademais, o que são estas e aquelas, e de que modo as artes podem dizer-se ciências, e as ciências artes (especialmente liberais).

Observação 2Mostrar-se-á, ainda, a distinção entre arte e experiência.

2. A Gramática(portuguesa, além da latina, da francesa, etc.).

Observação 1. Tratar-se-á, também, a arte da tradução.

Observação 2. Tratar-se-á, ademais, criticamente, a Linguística.

3. A Lógica ou ciência-arte propedêutica a todas as demais ciências e a todas as demais artes.

a) O tratado dos universais:

• os unívocos;

• os análogos;

• os transcendentais;

• as categorias;

• etc.

Observação. As categorias voltarão a tratar-se no âmbito da Metafísica, enquanto os unívocos voltarão a considerar-se especialmente no âmbito da Tópica. E é justo para tratar estes temas que se publicarão dois outros livros nossos: Comentário às Categorias de Aristóteles e Comentário à Isagoge de Porfírio.

b) O tratado da interpretação ou da enunciação.

c) O tratado do raciocínio.

d) O tratado do método científico.

3.1. A Dialética (ou Tópica) ou disciplina da investigação do provável.

3.2. A Retórica ou arte de fazer tender ao verossímil mediante o bem e o justo.

3.3. A Poética ou arte de fazer tender ao bem e à verdade mediante o belo.
 
      § O tratado das falácias ou sofismas.
 
      Observação 1. Têm o mesmo fim que a Poética as demais artes do belo:

• A Música;

• A Pintura;

• A Escultura;

• O Cinema;

• etc.

Observação 2. A razão de parte potencial da Lógica que deve dar-se à Poética (assim como à Retórica) é mais frágil que a que deve dar-se à Dialética, mas ainda é própria. Resta ver se se pode dar a mesma razão às demais artes do belo.

Observação 2. A Arquitetura não é pura arte do belo.

Observação 3. A Estética parece ser a ciência (prática) do facere das artes do belo: estará para estas, por um lado, assim como a Física geral está para as demais ciências físicas e, por outro lado, assim como as ciências práticas do agere estão para a Prudência. 

Observação 4. O dito nestas três observações constitui justo o tema de nosso livro Da Arte do Belo, lançado em 2018.    

4. As ciências práticas do agere.

a) A Ética ou ciência do autogoverno.

b) A Econômica ou ciência do governo doméstico e de seu desdobramento na pólis.

c) A Política ou ciência do governo da pólis.

Observação 1. A Prudência docens ou Ética é verdadeira ciência (prática), mas não é arte de modo algum, enquanto a Prudência utens ou Prudência propriamente dita não é ciência de modo algum, mas se diz arte em sentido amplo.

Observação 2. Tratar-se-á, também, o Direito.

Observação 3Tratar-se-á, ainda, a História, disciplina subalternada e ordenada à Política e a outras ciências.

5. A Física geral ou ciência genérica do ente móvel.

a) A Cosmologia ou ciência física do ente segundo o lugar.

b) A Química ou ciência física do ente segundo a geração e a corrupção.

c) A Biologia ou ciência física do ente segundo o aumento e a diminuição.

d) A Psicologia ou ciência física do ente segundo alteração.

Observação 1. A alteração é a espécie de movimento relativa às qualidades, e as qualidades por antonomásia são as virtudes intelectuais e morais do homem. Mas a Psicologia ou Antropologia, enquanto trata precisamente a parte intelectivo-volitiva da alma humana, obviamente não é ciência física. Logo, a Psicologia é uma como ciência média entre a Física e a Metafísica, o que decorre da natureza mesma da alma humana.

Observação 2. Tratar-se-ão, criticamente, as chamadas “ciências modernas”.

6. A Matemática ou ciência do ens quantum.

a) A Aritmética ou ciência matemática das quantidades discretas.

b) A Geometria ou ciência matemática das quantidades contínuas.

c) Etc.

7. A Metafísica (ou Filosofia primeira, ou Teologia filosófica) ou ciência do ente enquanto ente.

8. A Teologia sagrada ou ciência de Deus enquanto Deus (ou sob a razão de deidade) – a única das ciências que é simultaneamente especulativa e prática e cujos princípios não se alcançam pelas luzes da razão. 

2 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 2 anos após a matrícula.

Quem quiser, quem vier...

Carlos Nougué
"Filósofo Tomista e professor de Filosofia, de Tradução e de Língua Portuguesa. Autor de várias obras e tradutor premiado."

           

• Lexicógrafo, participou da redação de quatro dicionários.

• Tradutor de quatro línguas (latim, francês, espanhol e inglês), verteu ao português cerca de 250 livros dos mais variados gêneros, do técnico ao literário, do poético ao histórico, do filosófico ao teológico, muitos dos quais de alguma relevância.

• É professor de numerosos cursos online (todos os quais se encontram também em cursos.estudostomistas.org), muitos gratuitos, outros pagos, sendo o principal deles a Escola Tomista, de 260 aulas.

• Já se publicaram cinco de seus livros:

s Estudos Tomistas – opúsculos (esgotado). 

s Suma Gramatical da Língua Portuguesa.

s Do Papa Herético e outros opúsculos.

s Da Arte do Belo.

s Estudos Tomistas – opúsculos II.

§ A Arte de Escrever Bem na Língua Portuguesa (no prelo).


Conteúdo Programático

Aqui se encontrarão avisos sobre o andamento do curso e outras informações importantes
  • 1. Leia antes de assistir as aulas
Aulas do curso
  • 1. Aula 1 - Introdução I
  • 2. Aula 2 - Introdução II
  • 3. Aula 3 - A Gramática
  • 4. Aula 4 - O Aprendizado de Outras Línguas
  • 5. Aula 5 - A Arte de Traduzir
  • 6. Aula 6 - O Órganon Aristotélico
  • 7. Aula 7 - A Poética
  • 8. Aula 8 - A Ética, a Política e a História
  • 9. Aula 9 - A Física Geral aristotélico-tomista (I)
  • 10. Aula 10 - A Física Geral aristotélico-tomista (II)
  • 11. Aula 11 - A Física Geral aristotélico-tomista (III)
  • 12. Aula 12 - A Física Geral aristotélico-tomista IV
  • 13. Aula 13 - Metafísica
  • 14. Aula 14 - Teologia Sagrada

Dúvidas Frequentes

Educação à distância é uma modalidade de ensino que permite ao cliente não estar fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem. Ou seja, aluno e professor não precisam estar em um mesmo local ao mesmo tempo. O ensino à distância começou através de cursos por correspondência, que posteriormente migraram para o rádio e depois para a TV com os chamados Telecursos. Hoje, a Internet também tem servido de suporte para a realização destes cursos, dando origem aos cursos on-line.
O ensino à distância permite que o aluno estude no horário e local que lhe for mais adequado. Não há necessidade de deslocamento, custos com alimentação ou estadia. Todos esses fatores permitem que o ensino à distância seja uma grande oportunidade para quem não possui tempo de estudar ou até para quem gostaria de realizar outro curso além daquele que realiza presencialmente.
Os cursos são ministrados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Nele se encontram as telas com o conteúdo do curso e os ícones de acesso às ferramentas de aprendizagem (ferramentas que auxiliam o aluno durante o curso). São aulas em vídeo (gravadas) e com documentos em PDF.
Os cursos on-line podem ser realizados por todas as pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos.
Somente os cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes precisam de reconhecimento. Nossos cursos on-line, no entanto, não necessitam de atualização e qualificação prévia para o entendimento dos assuntos abordados. Curso livre, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se.
Sim, a exceção da Escola Tomista, único curso nosso com cobrança recorrente.
Se seu pagamento for realizado por cartão de crédito, a liberação é imediata. Caso opte por boleto bancário, o sistema liberá seu acesso automaticamente em até 2 dias úteis.
Não, uma vez aprovado o pagamento e liberado o acesso não é mais possível realizar o estorno.
Claro. Caso esteja enfrentando qualquer dificuldade de ordem técnica para acessar o ambiente, pagamentos, etc. basta escrever para cursos@santotomas.com.br. Também estamos sempre disponíveis por telefone ou WhatsApp.
Sim, os alunos poderão escrever diretamente para o professor Nougué, que responderá em e-mail de uso exclusivo dos alunos. AVISO: Apenas para os alunos da Escola Tomista.
Não, não há nenhuma prova. Mas alguns cursos podem ter questões de auto-avaliação que não são consideradas para o progresso no curso ou emissão do certificado.
Não, as aulas só podem ser assistidas on-line. Mas não se preocupe, você pode assistir quando quiser e quantas vezes quiser, enquanto sua matrícula estiver ativa.
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