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Escola Tomista

Escola Tomista

Curso on-line de 5 anos. Inscrições abertas.
Baseado em 45 avaliações
Filosofia / Teologia
  • 300 horas de carga horária
  • 207 assinantes
  • 268 aulas
  • 2 módulos de conteúdo
  • 1 curso incluso
  • Última atualização 26/06/2023
  • Certificado de conclusão de curso
  • 323 arquivos para download
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Sobre a Assinatura

A Escola Tomista é composta de duas partes. Na primeira, ministrar-se-á a maior parte das ciências alcançáveis pela razão e as artes liberais, ou melhor, sua parte principal. Na segunda, a Teologia Sagrada segundo a Suma Teológica e outras obras de Santo Tomás de Aquino. Naturalmente, não pode deixar de ser algo de longa duração: cinco anos. Mas não é senão formando pessoas nestas disciplinas de modo profundo e exaustivo e segundo a devida ordem que se poderá ter no Brasil uma elite intelectual em toda a extensão do termo, porque, com efeito, só será tal se for aristotélico-tomista. E só depois de formada tal elite é que será possível formar adequadamente adolescentes e jovens em escolas e em universidades efetivamente católicas ou numa educação doméstica de fato profícua.

Eis o programa das duas partes da Escola Tomista.

Parte 1

1. Introdução filosófica às diversas ciências e às diversas artes: as primeiras noções.
Observação. Mostrar-se-á, antes de tudo, o que são as ciências e as artes, e de que modo as artes podem dizer-se ciências, e as ciências artes (especialmente liberais). Mostrar-se-á, ainda, a distinção entre arte e experiência.
2. A Lógica ou ciência-arte propedêutica todas as demais ciências e a todas as demais artes.
a) Introdução e a Lógica em si mesma.
Apêndice: A Gramática.
Observação 1. Não se estudará a Gramática (nem a portuguesa nem a latina) em sua parte normativa propriamente dita, mas apenas em seus fundamentos lógicos.
Observação 2. Aqui também se tratará a arte da Tradução não literária.
b) O tratado dos predicáveis.
c) A querela dos universais.
d) As categorias ou predicamentos.
e) Os análogos e os análogos supremos (os transcendentais).
f) O tratado da proposição.
g) O tratado da figura do silogismo.
h) O tratado da demonstração.
Observação. Em todo o estudo da Lógica mais propriamente dita ou stricto sensu, ter-se-á de tratar criticamente a doutrina de muitos tomistas.
i) As partes potenciais da Lógica.
Dialética, ou tratado da investigação do provável.
Retórica, ou a arte de fazer tender ao verossímil mediante o bem e o justo.
Poética, ou a arte de fazer tender ao bom e ao verdadeiro mediante o belo.
Observação 1. Aqui se mostrará que o conjunto das artes do belo, desde a Poética propriamente dita até às demais (Música, Escultura, etc.), tem o mesmo fim. Mas, se a razão de parte potencial da Lógica que deve dar-se à Poética (assim como à Retórica) é mais frágil que a que deve dar-se à Dialética, mas ainda é própria, haverá portanto que mostrar se se pode dar a mesma razão às demais artes do belo.
Observação 2. Também se tratará a arte da Tradução literária.
Os elencos sofísticos, ou o tratado das falácias ou sofismas.
3. As ciências práticas do agere.
a)Ética, ou ciência do autogoverno.
b)Econômica, ou ciência do governo doméstico e de seu desdobramento na pólis.
c) A Política, ou ciência do governo da pólis.
Observação 1. A Prudência docens ou Ética é verdadeira ciência (prática), mas não é arte de modo algum, enquanto a Prudência utens ou Prudência propriamente dita não é ciência de modo algum, mas se diz arte em sentido amplo.
Observação 2. Aqui também se tratará, ainda que algo sumariamente, o Direito.
Observação 3. Diga-se o mesmo da História.
4.Física Geral, ou ciência genérica do ente móvel.
Observação 1. Lançar-se-á um olhar às partes subjetivas da Física Geral:
a)Cosmologia ou ciência física do ente segundo o lugar;
b)Química ou ciência física do ente segundo a geração e a corrupção;
c)Biologia ou ciência física do ente segundo o aumento e a diminuição;
d)Psicologia ou ciência física do ente segundo alteração.
Observação 2. A alteração é a espécie de movimento relativa às qualidades, e as qualidades por antonomásia são as virtudes intelectuais e morais do homem. Mas a Psicologia ou Antropologia, enquanto trata precisamente a parte intelectivo-volitiva da alma humana, obviamente não é ciência física. Logo, a Psicologia é uma como ciência média entre a Física e a Metafísica, o que decorre da mesma natureza humana. Estudar-se-á detidamente.
Observação 3. Tratar-se-ão, criticamente, as chamadas "ciências modernas", e muito especialmente o darwinismo e a relatividade einsteiniana.
Observação 4. Mas também há que corrigir e atualizar a doutrina aristotélico-tomista quanto a algumas das partes subjetivas da Física Geral, muito especialmente a Cosmologia.
5. A Matemática ou ciência do ens quantum.
a) A Aritmética ou ciência matemática das quantidades discretas.
b) A Geometria ou ciência matemática das quantidades contínuas.
Observação. No curso, não se tratará a Matemática detidamente, sobretudo porque esta atingiu tal grau de complexidade, que só um especialista seria capaz de ensiná-la. Mas dar-se-ão suas notas gerais.
6.Metafísica (ou Filosofia Primeira, ou Teologia Filosófica), ou ciência do ente enquanto ente.
Apêndice: História da Filosofia: Do Impulso Grego ao Abismo Moderno
Observação. Algo do que se dirá aqui já terá sido tratado, profundamente, ao longo do curso.
1. A Filosofia Pagã Clássica:
a) Os pré-socráticos:
Os naturalistas; Pitágoras e os pitagóricos; Xenófanes e a Escola Eleática; Empédocles; Anaxágoras; os atomistas; o ecletismo; a decadência sofística.
b) Sócrates: a abertura da estrada real da filosofia.
c) Os socráticos menores: decadência.
d) Platão.
e) Aristóteles: a Filosofia por antonomásia.
f) Entre o período helenístico e o fim da era pagã – longa decadência:
As escolas socráticas, platônicas e aristotélicas; o estoicismo; cepticismo e ecletismo.
g) O neoestoicismo romano.
h) Andrônico, o renascimento do aristotelismo e o neoaristotelismo de Alexandre de Afrodísias.
i) Epicurismo, pirronismo, cepticismo e cinismo tardios.
j) Fílon de Alexandria.
k) Médio-platonismo e neopitagorismo.
l) O neoplatonismo:
Plotino e seus discípulos, em especial Porfírio.
2. O Filosofar Cristão.
§ Não se tratará aqui a Teologia Sagrada. Mas ter-se-ão sempre em conta as luzes que ela projeta sobre a mesma Filosofia.
a) Os Padres e Santo Agostinho.
b) A Escolástica até Santo Tomás de Aquino.
§ Avicena e Averróis.
c) A decadência:
Duns Scot; Ockham e o nominalismo.
d) A reação tomista ao scotismo e ao nominalismo: seus méritos, seus defeitos:
Os primeiros; o Cardeal Caetano; Salamanca; João de Santo Tomás; et alii.
e) Fora do tomismo:
Nicolau de Cusa.
O ecletismo de Suárez.
3. A Filosofia Moderna ou o Antiaristotelismo:
a) O surgimento no Renascimento da chamada "ciência moderna" (e suas sementes humanistas).
Giordano Bruno, Bacon, Gassendi, Galileu; Maquiavel; et alii.
b) De Descartes a Leibniz:
Descartes; Pascal; Malebranche; Spinoza; Leibniz.
c) De Hobbes a Hume:
Hobbes; Locke; Newton; Berkeley; Hume.
d) De Wolf a Kant:
A Ilustração francesa; a Ilustração alemã; Vico; Kant.
e) De Fichte a Nietzsche:
Fichte; Schelling; Hegel; Schopenhauer; Kierkegaard; o primeiro materialismo; o neokantismo; Nietzsche.
§ O marxismo e o darwinismo.
f) De Bentham a Merleau-Ponty:
Bentham; Spencer; Mill; Spencer; o idealismo anglo-saxão; o pragmatismo; Moore; Russell.
§ Whitehead.
Maine de Biran; Comte e o positivismo; Ravaisson; Husserl e a fenomenologia; Bergson; Heidegger; Sartre; Merleau-Ponty.
§ O modernismo "católico".
§ O neotomismo.
§ A Psicanálise, a Sociologia e a Linguística.
§ Louis Lavelle e Xavier Zubiri.
g) O fundo do abismo contemporâneo.

Parte 2

§ A Sagrada Teologia, ou ciência de Deus enquanto Deus (ou sob a razão de Deus)  a única das ciências que é simultaneamente especulativa e prática e cujos princípios não se alcançam pelas luzes da razão
Observação. O curso fundar-se-á em toda a Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, incluído seu Suplemento, e em outras obras do Doutor Angélico.

Observação geral 1. Dar-se-á sempre, ao longo de ambos os cursos, a devida bibliografia.
Observação geral 2. Os alunos poderão sempre escrever ao professor suas dúvidas relativas ao curso.

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Professores

Carlos Nougué

Carlos Nougué

Filósofo Tomista e professor de Filosofia, de Tradução e de Língua Portuguesa. Autor de várias obras e tradutor premiado.

FAQ

O que é educação à distância?

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Educação à distância é uma modalidade de ensino que permite ao cliente não estar fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem. Ou seja, aluno e professor não precisam estar em um mesmo local ao mesmo tempo. O ensino à distância começou através de cursos por correspondência, que posteriormente migraram para o rádio e depois para a TV com os chamados Telecursos. Hoje, a Internet também tem servido de suporte para a realização destes cursos, dando origem aos cursos on-line.

Quais as vantagens do ensino à distância?

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O ensino à distância permite que o aluno estude no horário e local que lhe for mais adequado. Não há necessidade de deslocamento, custos com alimentação ou estadia. Todos esses fatores permitem que o ensino à distância seja uma grande oportunidade para quem não possui tempo de estudar ou até para quem gostaria de realizar outro curso além daquele que realiza presencialmente.

Qual a metodologia de ensino?

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Os cursos são ministrados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem ? AVA. Nele se encontram as telas com o conteúdo do curso e os ícones de acesso às ferramentas de aprendizagem (ferramentas que auxiliam o aluno durante o curso). São aulas em vídeo (gravadas) e com documentos em PDF.

Quem pode realizar os cursos on-line?

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Os cursos on-line podem ser realizados por todas as pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos.

Os cursos on-line são reconhecidos?

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Somente os cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes precisam de reconhecimento. Nossos cursos on-line, no entanto, não necessitam de atualização e qualificação prévia para o entendimento dos assuntos abordados. Curso livre, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se.

O pagamento é feito apenas uma vez?

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Sim, a exceção dos cursos de assinatura (Escola Tomista e Uma História Tomista da Filosofia).

Quando posso começar o curso após o pagamento?

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Se seu pagamento for realizado por cartão de crédito ou PIX, a liberação é imediata. Caso opte por boleto bancário, o sistema liberará seu acesso automaticamente em até 1 dia útil.

Posso desistir em algum momento e pedir o reembolso?

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Não, uma vez aprovado o pagamento e liberado o acesso não é mais possível realizar o estorno. Ademais, os pagamentos de assinatura são pré-pagos, ou seja, caso seu acesso vá vencer no dia 20 do mês, por exemplo, e você cancelar no dia 5, você não será mais cobrado e ainda poderá acessar o curso do dia 5 até o dia 20.

Posso contar com suporte técnico caso enfrente alguma dificuldade?

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Claro. Caso esteja enfrentando qualquer dificuldade de ordem técnica para acessar o ambiente, pagamentos, etc. basta escrever para cursos@santotomas.com.br. Também estamos sempre disponíveis por telefone ou WhatsApp.

É possível tirar dúvidas com o professor?

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Sim, os alunos poderão escrever diretamente para o professor Nougué, que responderá em e-mail de uso exclusivo dos alunos. AVISO: Apenas para os alunos inscritos nos cursos pagos.

Terei que realizar provas para prosseguir no curso?

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Não, não há nenhuma prova. Mas alguns cursos podem ter questões de auto-avaliação que não são consideradas para o progresso no curso ou emissão do certificado.

É possível fazer download das aulas em vídeo?

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Não, as aulas só podem ser assistidas on-line. Mas não se preocupe, você pode assistir quando quiser e quantas vezes quiser, enquanto sua matrícula estiver ativa.

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Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
5.0

45 avaliações

Um trabalho único e impressionante. Ainda há muito para aprender, rever e aprofundar, mas o curso permitiu o estudo e iniciação da Filosofia Perene.

Telmo Pereira

Melhor curso de filosofia da internet!

Luciano Takaki

Excelente.

Leonardo Saldanha

Um resplandescente divisor de águas na minha vida pessoal de estudos. Sinto-me grato - antes de tudo - a Deus por ter me dado a oportunidade de encontrar este curso quando vagava perdido e absorto num oceano de livros e apostilas sem ordem, sem rumo e sem uma luz que me guiasse. Grato também, por óbvio, ao professor Nougué pela iniciativa de fundar a Escola Tomista,pela persistência diante das adversidades e pela paciência e presteza diante de nossas inumeráveis dúvidas. Agradeço também ao Marcel Barbosa e toda a equipe de transcritores pelo excelente trabalho. Sobre a obra, agora finalizada, só elogios e votos de longevidade. Que pela intercessão de Santo Tomás de Aquino outras almas possam ser iluminadas pelo presente e monumental trabalho. Que Deus nos abençoe e nos guarde.

Emerson Luiz Silva Ribeiro

Seja em qualquer área em que atuar, o curso Escola Tomista é o mais apropriado para aqueles que querem fugir da forma ''convencional'' nominalista de aprender estudar e começar e querem compreender qualquer matéria sob a ótica reta e sem erros da arte-ciência da lógica Aristotélica-tomista. É essencial e perfeita. O curso mui recomendado.

Renan Pioli Lorato

Execelente curso, plataforma muito boa e organizada.

Gabriel Ferreira

Divisor de águas.

F. DANILO AMARAL RAMALHO

F. DANILO AMARAL RAMALHO

Excelente curso até o momento, espero que fique muito melhor a cada dia até seu fim.

Hiago Mossmann

Certamente esse curso foi um divisor de águas em minha formação intelectual, colocou ordem nos conhecimentos adquiridos em outros cursos e abriu-me o tesouro do tomismo, oculto por todos os anos de minha formação até então.

Aureliano José da Costa Júnior

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